domingo, 19 de setembro de 2010

Tudo sobre...as Girafas!



Características das Girafas:

A girafa é um mamífero ruminante de grande porte. Vive nas regiões secas e com árvores dispersas situadas nas savanas africanas do sul do deserto do Saara. Elas foram caçadas para extração de sua pele, grossa e resistente, mas atualmente a espécie é protegida. Fêmeas e machos são providos de dois ou quatro chifres curtos, rombudos e cobertos de pele veludosa. A língua é longa( chega a medir até 40 cm. de comprimento) e flexível. Utilizam-na, junto com o lábio superior, para arrancar as folhas dos ramos mais altos das acácias, que constituem um de seus principais alimentos. Cada girafa tem seu próprio padrão de manchas.
A girafa pode alcançar 5,30 metros de altura, dos quais boa parte é constituída pelo pescoço. Existe apenas uma espécie de girafa, mas a pelagem apresenta grande variedade nos desenhos das manchas de pelos de cor escura, sobre o fundo claro( cor creme). Caminha com passo travado, erguendo as duas pernas do mesmo lado ao mesmo tempo, o que chamamos de Andadura. Corre com grande velocidade, podendo chegar a 50 km/h. Vive em bandos, onde o macho maior parece dominar.


Gestação:

As fêmeas de girafa têm lugares específicos para viver dentro de seu território. Escolhem um determinado lugar para trazer ao mundo sua primeira cria e sempre voltarão a esse lugar para os partos seguintes, mesmo no caso seu território ter sido fragmentado.


Filhotes:

Ao nascer as crias são fortes e bem desenvolvidas, costumam ser vítimas dos predadores durante o primeiro ano de vida. Após o desmame, as fêmeas permanecem dentro do território materno, enquanto os machos o abandonam, formando grupos separados. Organizados em uma hierarquia clara de dominância, esses grupos formados só por machos vagarão dentro de seu próprio território, à procura de fêmeas no cio.

Evolução:

Os ancestrais das girafas, de acordo com o documentário fóssil, tinham o pescoço significamente mais curtos. O comprimento do pescoço variava entre os indivíduos das populações ancestrais de girafas. Essa variação era de natureza hereditária. Indivíduos com pescoço mais longos alcançavam o alimento dos ramos mais altos das árvores. Por isso, tinham mais chance de sobreviver e deixar descendentes. A seleção natural, privilegiando os indivíduos de pescoço mais compridos durante milhares de gerações, é responsável pelo pescoço longo das girafas atuais.

5 comentários:

  1. Lary muito legal td isso sobre as girafas, aprendi bastante sobre as girafas!
    P.S: seu blog está lindo!
    Bjus da blogueira Gigi!

    ResponderExcluir
  2. q bom! Brigada, o seu também tá!
    bzuu...

    L.

    ResponderExcluir
  3. vlw garota!!! por causa disso eu vow tirar total no trabalho de ciências..
    8)O.o
    by: Karoline costa

    ResponderExcluir
  4. Aeee!!!!!!! Me fala quanto tiro!!!!!!

    Volte sempre!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADA...
    ME AJUDOU BASTANTE VALEU QUERIDA
    SEU BLOG É LINDO
    PARABENS!!!

    ResponderExcluir