quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tudo sobre... os Cangurus!


A Palavra ''Canguru''

''Canguru''- de um idioma australiano que significa ''não sei''( canguru em inglês é kangaroo e em francês Kangouru).
Habitat

Na Era Secundária, o habitat dos cangurus era a Eurásia, mas hoje, seu habitat é a Austrália ( na Oceania) e suas proximidades. Descendem dos mais antigos mamíferos. Os cangurus podem chegar a uma velocidade de 20 a 30 km/h.

Grupos de Cangurus

Dentro da família dos cangurus, podem distinguir-se vários grupos: O primeiro grupo inclui os grandes cangurus, entre os quais se destaca: o canguru-gigante( também chamado canguru-cinza) e o canguru-vermelho. As duas espécies mais conhecidas e de maior tamanho que existem: os ualabis( ou walabis), menores e de cores mais brilhantes que as espécies grandes; os cangurus arborículas, animais robustos e de caudas longas, com as patas anteriores e posteriores de comprimento semelhante.
O segundo grupo é formado pelos: ratos-cangurus ou potorus, animais de pequeno porte, cujo aspecto lembra o de um rato. O terceiro grupo inclui uma só espécie: o rato-almiscarado-marsupial, que é um animal pequeno, parecido com um rato, com a cauda escamosa e sem pelos.
Características dos Cangurus
Entre as maiores espécies, o macho atinge a altura de 1,5 m, e a fêmea é de menor estatura. Todos os membros desse grupo distinguem-se pela presença na fêmea de uma bolsa marsupial aberta na frente, com quatro tetas no interior, dos quais duas dão leite continuamente.
Os cangurus têm as orelhas grandes e móveis, as patas posteriores longas e robustas e as extremidades anteriores curtas. A cauda é grande e musculosa e o animal costuma usá-la como apoio quando caminha ou está sentado ou, ainda, como instrumento de equilíbrio quando salta.
Canguru Cinza Gigante

O Canguru Cinza Gigante( maior exemplar), habita as grandes planícies da Tasmânia e Austrália e , além de grande, anda sempre bem acompanhado, em bandos de 10 a 15, chefiados pelos mais velhos de todos. Exclusivamente herbívoro, não é perigoso se ninguém o molesta. Mas quando está encurralado, dá boas mordidas e desfere grandes coices com as patas traseiras. Não sendo porém caso de vida ou morte, opta sempre pela fuga rápida: cada salto que dá são 8 ou 9 metros percorridos, elevando-se a 2,5 metros de altura. Neste movimento, o impulso fica a cargo dos membros posteriores, que desenvolvem o máximo esforço.
Filhotes
Os filhotes nascem após umas três semanas de gestação, não desenvolvidos de todo, cegos, completamente glabros( isto é, sem pelos), com orelhas muito pouco visíveis, membros ainda curtos. Surpreendem pelo reduzido tamanho: têm pouco mais de 2 cm e ficam no marsúpio até os 6 meses, sem jamais descerem em terra firme. Nó sétimo mês dão os primeiros passos e só depois de um ano completo se tornam independentes.

2 comentários:

  1. voce gosta de canguru em?
    kkk muito interessante
    Meus parabéns continue assim

    ResponderExcluir
  2. Ai, adoro! Eles são muito lindos!!!!
    Brigada, Sthefane!!!!!!

    Volte sempre!

    ResponderExcluir