sábado, 10 de setembro de 2011

Tudo sobre...os Ursos Polares!!!!

Descrição:

O urso polar é o maior carnívoro terrestre do planeta. Tem um corpo pesado, a cauda é curta e as orelhas são pequenas e arredondadas. As patas dianteiras são largas para facilitar o nado e o mergulho; os pés posteriores têm cinco dedos. Tem um corpo mais longo e delgado que os outros ursos, devido a seus hábitos aquáticos. Sua pelagem é branca e cobre todo o corpo, inclusive a planta dos pés, o que o isola do frio. O seu pescoço é longo. No verão a pelagem se torna amarelada, talvez devido à oxidação produzida pelo sol.
Os machos pesam entre 500 e 600 quilos( às vezes chegam a 800 quilos) e podem medir até três metros e meio quando ficam de pé. Com peso entre 300 e 400 quilos, as fêmeas são menores e mais leves.
A linha quase reta entre a testa e a parte óssea do nariz é típica de sua cabeça relativamente pequena e estreita.

Distribuição:

Habita o gelo ártico e as baías de Hudson e de James, no Canadá, como também a costa leste da Groelândia.

Comportamento:

Seu habitat são as águas marinhas cobertas de gelo. São excelentes nadadores, podendo nadar até 80 km sem descanso. Alguns migram do Norte para o Sul seguindo as margens das geleiras. Deslocam-se também por terra firme. Tem caráter solitário, embora em regiões com abundância de alimentos chegam a alcançar grupos de até quarenta indivíduos. Os laços familiares é somente entre a fêmea e suas crias. É de costumes diurnos.

Alimentação:

É um predador cuja presa principal é a foca comum. Também se alimenta de frutos, plantas, moluscos, algas marinhas e cadáveres de mamíferos marinhos que chegam até a costa.

Reprodução:

Acasala entre os meses de março e junho, com implantação diferida dos óvulos fecundados, de modo que o período de gestação se torne muito longo, entre 200 à 265 dias( cerca de oito meses), variando de acordo com as condições ambientais. As crias, em média três, nascem entre novembro e janeiro, no abrigo invernal da fêmea, e não se separam da mãe até completarem dois anos de idade.
Atingem a maturidade sexual aos cinco ou seis anos. Em condições naturais, vivem em média de 20 à 25 anos.
É uma espécie ameaçada de extinção devido ao efeito estufa que vem aquecendo cada vez mais o planeta Terra, derretendo e afinando o gelo da região.
Desta forma, a sua área de movimentação diminui, dificultando a busca de seu alimento principal: a foca. As fêmeas, fracas e famintas, não produzem leite e os filhotes acabam morrendo.


Características especiais:

Os ursos polares podem atingir uma velocidade de até 40 km/h, não deixando nenhuma chance para presas ou seres humanos escaparem de seu ataque. Portanto, é aconselhável manter distância dos ursos polares e não atraí-los com cheiro de comida ou lixo.

Situação:

Na natureza, os ursos polares tem apenas um inimigo: o homem. A ação humana fez com que a população desses animais chegasse ao mínimo nos anos 50. Os números só começaram a aumentar quando foram introduzidos programas de proteção e restrições à caça. Estima-se que existam entre 22.000 e 25.000 ursos polares em aproximadamente 20 populações perto do Pólo Norte. Cerca de 60% destes "Reis do Ártico" vivem no Canadá.
Poluição ambiental é outro problema para os ursos polares. Estando no topo da cadeia alimentar, o urso polar concentra substâncias tóxicas em seu organismo. A quantidade de metais pesados e hidrocarbonos clorados têm se mostrado em curva ascendente em amostras de tecidos. Derramamento de óleo também afeta os ursos polares. O óleo é altamente tóxico e de lenta decomposição, sendo ingerido pelo animal quando este se alimenta.

Cultura popular:

As campanhas publicitárias de Natal da Coca-Cola apelam para a figura simpática de uma família de ursos polares. Matraca Trica e Fofoquinha( Breezly & Sneezly, no original em inglês),respectivamente mostram um urso polar e uma foca, que são personagem de desenho animado dos Studios Hanna-Barbera da década de 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário