sexta-feira, 4 de junho de 2010

Sobre os sete livros de As Crônicas de Nárnia.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa( 1950):


O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa( em inglês The Lion, the Witch and the Wardrobe), concluído durante o inverno de 1949 e publicado em 1950, é o 1º romance da série em ordem de publicação e o 2º em ordem cronológica. Narra a história de quatro crianças humanas: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie, que através de um antigo e misterioso guarda-roupa, chegam ao mundo de Nárnia, um país mágico que enfrenta um terrível e prolongado inverno, tomado pela falsa rainha do país( Feiticeira Branca), e que já completava 100 anos. Com a ajuda do grande poderoso leão Aslam, os irmãos Pevensie devem derrotar a terrível Feiticeira Branca e trazer a paz à Nárnia e todos os seus habitantes.


Príncipe Caspian( 1951):


Príncipe Caspian( em inglês Prince Caspian), concluído durante o outono de 1949 e publicado em 1951, é o 2º livro da série a ser publicado e o 4º em ordem cronológica. Narra o retorno dos irmão Pevensie à Nárnia, lugar onde passaram 1300 anos, enquanto no nosso mundo tinha se passado apenas um ano. Durante esse tempo, muitas coisas aconteceram: os telmarinos( humanos que vivem em Telmar) invadem Nárnia, desmatando os bosques e assassinando as criaturas narnianas. É nesse momento que os Pevensie conhecem Caspian X, o bondoso príncipe telmarino. Eles deverão derrotar o telmarino e falso rei de Nárnia, Miraz( tio de Caspian), o atual comandante destes massacres no país. Para este plano se concretizar, eles terão novamente a ajuda de Aslam.


A viagem do Peregrino da Alvorada( 1952):


A viagem do Peregrino da Alvorada( em inglês The Voyage of the Dawn Treader), concluído durante o inverno de 1950 e publicado durante 1952, é o 3º livro da série a ser publicado e o 5º em ordem cronológica. Neste romance, apenas Edmundo e Lúcia Pevensie retornam à Nárnia, junto com seu incomodo e emburrado primo Eustáquio Mísero. Juntos de Caspian X ( que já era o rei de Nárnia) e do rato Ripchip, eles viajam à bordo do navio Peregrino da Alvorada, pois devem encontrar os sete fidalgos banido por Miraz. Eles enfrentarão diversos perigos e aventuras em inúmeras ilhas, e, como sempre, contarão com a ajuda de Aslam.


A Cadeira de Prata( 1953):


A Cadeira de Prata( em inglês The Silver Chair), concluído por Lewis durante a primavera de 1951 e publicado em 1953, é o 4º livro da série em ordem de publicação, e o 6º em ordem cronológica e o primeiro em que os irmãos Pevensie não aparecem. Nesta fantástica aventura, apenas Eustáquio Mísero e sua amiga de escola, Jill Pole, vão à Nárnia. Eles devem encontrar o Príncipe Rilian, o filho desaparecido do rei Caspian X( agora uma pessoa idosa à beira da morte). Com os conselhos de Aslam, Eustáquio e Jill devem percorrer Nárnia em busca de Rilian, e acabam descobrindo que o príncipe foi sequestrado e hipnotizado pela Feiticeira Verde, que planeja, através de Rilian, tomar Nárnia.
O Cavalo e seu Menino( 1954):
O Cavalo e seu Menino( em inglês The Horse and his Boy), concluído durante a primavera de 1950 e publicada durante 1954, é o 5º romance da série a ser publicado e o 3º em ordem cronológica, pois se passa durante A Era de Ouro em Nárnia( ou seja, durante o reinado dos irmãos Pevensie em Nárnia). Narra a história do cavalo falante Bri e do garoto Shasta, ambos detidos em cativeiro na Calormânia. Durante a fuga, estes descobrem que a Calormânia pretende invadir Nárnia através da Arquelândia. Agora eles devem impedir que este ataque ocorra e, para isto, passarão por incríveis aventuras ao lado de Aravis e Huin mas, será que eles conseguirão?
O Sobrinho do Mago( 1955):
O Sobrinho do Mago( em inglês The Magician's Nephew), concluído durante 1954 e publicado durante 1955, é o 6º livro da série a ser publicado e o 1º em ordem cronológica. Esta história narra os acontecimentos durante os primeiros tempos de Nárnia, preenchendo as lacunas deixadas no livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Através dos anéis mágicos fabricados por André Ketterley( também conhecido como tio André), Digory Kirke e Polly Plummer viajam até Charn, um mundo muito antigo e sem vida, onde acabam por libertar acidentalmente Jadis: A Feiticeira Branca. Depois de muitos acontecimentos, eles chegam ao mundo que acabava de ser criado por Aslam: Nárnia. O livro também relata a origem do guarda-roupa e como ele foi parar no nosso mundo.
A Última Batalha( 1956):
A Última Batalha( em inglês The Last Battle), concluída durante a primavera de 1953 e publicada durante 1956, é o último livro a ser publicado e também o último em ordem cronológica. Depois que a Calormânia, juntamente com seu líder Tash, invadem Nárnia e ocorre uma grande e violenta guerra. Aslam, então, decreta o fim de Nárnia, fazendo as estrelas descerem do céu, o sol se apagar e inundando todo o resto. Todos os humanos e criaturas boas e fiéis à Aslam, vão para o paraíso conhecido como País de Aslam. Lá, todos os ''amigos de Nárnia''( os Pevensie, Caspian X, Eustáquio, Jill, Digory e Polly) se encontram, exceto Susana Pevensie que havia esquecido-se de Nárnia por coisas materialistas.
Ordem de publicação:
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Príncipe Caspian
A Viagem do Peregrino da Alvorada
A Cadeira de Prata
O Cavalo e seu Menino
O Sobrinho do Mago
A Última Batalha
Ordem Cronológica:
O Sobrinho do Mago
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
O Cavalo e seu Menino
Príncipe Caspian
A Viagem do Peregrino da Alvorada
A Cadeira de Prata
A Última Batalha

Nenhum comentário:

Postar um comentário