terça-feira, 22 de junho de 2010

Sobre a saga Crepúsculo e Stephenie Meyer.

Ela é casada, tem três filhos e mora no estado americano do Arizona. Uma dona de casa comum, que fez faculdade de Letras e desejava um dia seguir carreira como escritora. Essa era Stephenie Meyer... Até o ano de 2003.
Porque em 2 de Junho daquele ano, tudo começou a mudar: ela teve um sonho em que uma garota tímida se apaixonava por um vampiro de uma beleza incrível e resolveu escrever um romance com esses personagens. Nascia então a história que se tornaria uma verdadeira febre em todo o planeta: foram quatro livros, que venderam quase 90 milhões de cópias, traduzidos em 37 idiomas para 50 países.
De dona de casa, Meyer ganhou o status de celebridade, foi apontada como a mais promissora autora estreante dos EUA e, numa edição especial da revista Time, considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Reviravolta!

Quem é Stephenie?
'' Nasci no estado de Connecticut( EUA) em 1973 e me mudei para a cidade de Phoenix, no Arizona, quando tinha quatro anos. Fiz o ensino médio em uma escola do tipo que tem Porsches no estacionamento e para onde, a cada outono, as garotas voltavam para as aulas com novos narizes( para esclarecer: tenho meu nariz original e nunca tive um carro até meus 20 e tantos anos). Ganhei uma bolsa de estudos e a utilizei para pagar a universidade. Em meus anos de faculdade, ouvi muitas piadas sobre o futuro da carreira dos estudantes de Letras, trabalhando na indústria de alimentos, por exemplo. E, para todos aqueles que faziam piadas, hoje faço: 'Ra, ra, rá...!' ''.
Antes de Crepúsculo:
'' Até essa altura, eu não tinha escrito nada além de alguns capítulos( de outras histórias) que nunca levei adiante, e absolutamente nada desde o nascimento de meu primeiro filho, seis anos antes.''
Na manhã seguinte:
'' Embora eu tivesse milhões de coisas para fazer ( isto é, preparar o café da manhã para as crianças famintas, vestir e trocar suas fraldas, etc.), fiquei tão intrigada com a história do casal sem nome do meu sonho que odiei a ideia de me esquecer daquilo. De má vontade , por fim me levantei e resolvi o que era imediato, depois adiei tudo o que podia e me sentei ao computador para escrever- algo que eu não fazia havia tanto tempo que me perguntei por que estava me dando aquele trabalho. Mas não queria perder o sonho, então digitei o máximo do que lembrava, chamando os personagens de 'ele' e 'ela'. ''
Mãos à obra:
'' Desse ponto em diante, não se passou um dia sem que eu não escrevesse alguma coisa. Escrevia principalmente à noite, depois que as crianças estavam dormindo, para poder me concentrar por mais de cinco minutos sem ser interrompida. Comecei pela cena da campina e criei dali para o final. Depois voltei ao início e escrevi até que as peças se encaixassem . Em todo esse tempo, os dois personagens eram , bem literalmente, vozes em minha cabeça. Eles simplesmente não calavam a boca. Eu ficava acordada até tarde , ao máximo que podia, tentando colocar no computador tudo que havia em minha mente.''
Protagonistas:
''Levei algum tempo para batizar a dupla anônima. Para meu vampiro( por quem eu me apaixonei desde o primeiro dia), decidi usar um nome que antigamente era considerado romântico, mas tinha perdido popularidade havia décadas. Minha protagonista foi mais complicada. Nenhum nome que lhe dava parecia correto. Depois de passar muito tempo com ela, eu a amava como uma filha e nenhum nome era bom. Por fim, inspirada por esse amor, dei-lhe o nome que estava poupando para minha filha, que nunca veio: Isabella. Ufa! Edward e Bella foram batizados.''

2 comentários:

  1. Nossa Lary ñ sabia que por trás de crepúsculo tinha uma hisória
    P.s valeu pela informação e agora estou curiosa para saber como é esse saga!
    Bjs tchau!

    ResponderExcluir
  2. Disponha, e, não se preocupe, vou postar mais sobre a saga!
    bjs!

    ResponderExcluir