domingo, 6 de junho de 2010

Tudo sobre... Desventuras em Série!

A Series of Unfortunate Events( Desventuras em Série ou Uma Série de Desgraças) é uma série de 13 livros escritos por Lemony Snicket( heterónimo Daniel Handler) e ilustrada por Brett Helquist. A série se trata da aventura de três crianças, os órfãos Baudelaire, após a morte de seus pais em um incêndio. Uma adaptação para o cinema dos três primeiros livros da série foi lançado no dia 14 de Dezembro de 2004.
O primeiro livro da série foi lançado em 1999 nos EUA.

Enredo:
A série narra a história de três irmãos muito inteligentes, os órfãos Baudelaire. Violet Baudelaire, a mais velha dos três, é uma inventora e tem 14 anos quando a série se inicia; Klaus Baudelaire, o irmão do meio, é um grande leitor e tem 11 anos no começo da trama; e Sunny Baudelaire, a mais nova dos três, é um bebê e gosta de morder objetos e fala numa linguagem compreensível apenas pelo seus irmãos( sua fala vai se desenvolvendo ao longo da série). A história parte do momento em que as crianças são informadas de que seus pais faleceram em um incêndio que destruiu toda a mansão deles. No 1º livro, as crianças vão viver na mal cuidada mansão de um primo distante, o Conde Olaf, um homem terrível e pouco higiênico que tenta roubar a enorme fortuna que seus pais lhes deixaram.
Em cada livro as crianças são levadas a um novo tutor excêntrico e o Conde Olaf sempre os acha onde quer que estejam, aparecendo em disfarces ridículos com um plano diferente para roubar a fortuna das crianças. Aparentemente, os únicos que não são enganados pelos disfarces de Olaf são os Baudelaire. A série segue nesse formato até o 7º livro e do 8º ao 12º livro onde as próprias crianças tem que usar disfarces pois são perseguidas pela polícia, após serem falsamente incriminadas pelo Conde Olaf.
A Partir do 5º livro da série,as crianças vão descobrindo segredos que envolvem suas vidas e a vida e morte de seus pais. Neste livro, as crianças são enviadas a um internato, onde conhecem os trigêmeos Quagmire, que também perderam os pais e um irmão em um incêndio. Nos próximos livros as crianças vão compreender que os incêndios não foram mera coincidência, e eventualmente descobrem que seus pais faziam parte de uma organização, C.S.C., junto com vários de seus tutores.
Os irmãos são perseguidos pelo infortúnio aonde vão, mas ocasionalmente algo bom lhes acontece, e eles frequentemente encontram pessoas boas e bem-intencionadas. No fim, os Baudelaire tem que contar com suas forças e um com o outro para desvendar o mistério e finalmente encontrar um lugar onde possam chamar de lar.
Personagens:
Violet Baudelaire: Com 14 anos( a partir do 11º livro, 15 anos) é a mais velha dos Baudelaire. Ela é uma grande inventora. Essa habilidade colaborou várias vezes com a sobrevivência dos irmãos. Sempre está pensando em uma nova obra. Para isso, prende seus cabelos com uma fita, para seu cabelo não atrapalhar sua concentração.
Klaus Baudelaire: Com 12 anos( a partir do 7º livro, 13 anos) é o irmão do meio e um amante de livros. Ele emprega seu conhecimento em descobrir maneiras de fugir do Conde Olaf.
Sunny Baudelaire: A mais nova de seus irmãos deixa qualquer um espantado com sua capacidade de morder. Em qualquer oportunidade, Sunny usa seus grandes afiados dentes para morder.
Conde Olaf: Inimigo dos Baudelaire, com uma aparência péssima e revoltante. Trabalhava como um ator antes de ganhar a tutela dos Baudelaire e o fato de conseguir atuar e seu grupo social ser formado por atores também o ajudou a capturar as crianças nos livros que sucedem ao primeiro, já que ele consegui enganar os outros tutores que ajudariam e cuidariam dos Baudelaire. Foi o primeiro tutor dos Baudelaire e os persegue em busca da fortuna dos Baudelaire e de outras crianças órfãs, como os Quagmire.
Livros:
Mau Começo
A Sala dos Répteis
O Lago das Sanguessugas
Serraria Baixo-Astral
Inferno no Colégio Interno
O Elevador Ersatz
A Cidade Sinistra dos Corvos
O Hospital Hostil
O Espetáculo Carnívoro
O Escorregador de Gelo
A Gruta Gorgônea
O Penúltimo Perigo
O Fim
Curiosidade:
O número 13 aparece em todos os livros. A coleção Desventuras em Série contém 13 livros, cada um com 13 capítulos( 13 é o número do azar).

8 comentários:

  1. Como o que escreveu este livro foi esperto quanto as suas personagens, Colocou um nome, cujo nome em português seria ideal "Uma Série de Desgraças", tambem colocou em todos os livros, 13 capitulos e, 13 livros da série, pois como o nome é "Uma série de desgraça", o numero 13 que causou as degraças, se não entenderam, foi mal, eu sou um mal Explicador!!!

    ResponderExcluir
  2. Pode ser, Wesley.
    O 13 pode ter causado as desgraças do livro, mas acho mesmo que foi o Olaf...
    Até!

    ResponderExcluir
  3. Talvez não seja esses dois...
    Não aconteceu uma cisão na C.S.C?
    Daí os "participantes" se dividiram, do lado de Olaf ( ele pode ter uns 41 comparsas )ficaram os que queriam fortuna.
    Creio eu que não foi tudo por causa do numero 13
    Talvez seja culpa de Olaf ( e seus comparsas ) e da nova e piorada C.S.C
    P.S.: A maioria do que eu sei sobre desventuras eu aprendi em " A autobiografia não autorizada de Lemony Snicket". Eu não li todos os livros e sempre fiquei em duvida. Comprei esse livro, que de um modo enigmatico respondeu essas perguntas ( só precisa pensar um pouco )
    Indico para os fãs de desventuras!
    Responde perguntas como: O que é C.S.C? Quem é Beatrice? O que aconteceu com os trigemeos Quagmire? ( Acho que é assim que se escreve?! )

    #INDICO

    ResponderExcluir
  4. Realmente Tainara, A Autobiografia Não Autorizada de Lemony Snicket é muito bom, pois ele esclarece os mistério dos 13 livros de Desventuras em Série. Eu tenho o livro, mas ainda não o li e, com certeza, irei lê-lo. Também indico esse livro.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Só mais uma coisa, no último livro tem 14 cápitulos e o nome Lemony Snicket tem 13 letras

    ResponderExcluir
  6. Nao toda a coleção mas quero ler e ate onde eu li esta tudo correto e concordo com Wesley Guimarães

    ResponderExcluir
  7. Esta história foi baseada em algo da vida do autor?

    ResponderExcluir
  8. Acho que não.
    Mas os 12 livros foram contados perfeitamente, porém no 13 ficou tudo como um ponto de interrogação gigantesco, o mesmo que Kit Snicket viu junto com os outros no livro 13 hahaha. Um truque talvez do autor.

    ResponderExcluir