domingo, 27 de junho de 2010

Um pouco mais de Stephenie Meyer e Crepúsculo.

Para fazer o romance chegar às livrarias, a autora precisou batalhar muito.
Não foi de um dia para o outro que o amor de Bella e Edward ganhou o mundo. Pra começar, ele precisava chegar às livrarias. E, desde escrever Crepúsculo até fazer a histórias virar um livro de verdade, foi um longo caminho. ''Para não dizer coisa pior, eu era ingênua a respeito da publicação de um livro. Pensei que funcionasse assim: você imprimia uma cópia do romance, embrulhava em papel pardo e mandava a uma editora'', conta a autora Stephenie Meyer. Não, não era tão simples assim.
15 vezes
A escritora inicialmente, enfim, descobriu a maneira correta( bem mais complicada e burocrática) e correu atrás de seu objetivo: enviou 15 solicitações a diversos agentes. Mas recebeu uma carta de negação atrás da outra, algumas até com comentários maldosos. '' A única rejeição que realmente magoou veio de um pequeno agente, que só leu o primeiro capítulo antes de me massacrar''.
Mas Meyer não desistiu e seguiu mandando propostas de publicação. '' Certamente o que me fez continuar não foi a fé em meu fabuloso talento. Acho que era só porque amava tanto meus personagens, e eles eram tão reais pra mim, que eu queria que outras pessoas os conhecessem também'', diz. Que bom que ela persistiu, pois a sorte estava por vir.
O grande dia
A guinada veio quando uma agente lhe pediu pra ler os três primeiros capítulos e, depois de algumas semanas, solicitou os originais completos. '' Nesse exato momento percebi que podia realmente ver Crepúsculo impresso, e foi um dos momentos mais felizes de toda a minha vida. Eu gritei muito'', lembra a escritora.
O livro então passou por pequenos ajustes( como a mudança de nome, que inicialmente era Forks) e foi enviado para nove editoras. Até que uma das mais importantes aceitou. Era a grande virada na vida de Stephenie! '' Ao final do dia, o resultado foi terminar tentando processar a informação de que não só meu livro seria publicado por uma das maiores editoras de livros para jovens adultos do país, mas também que iam me pagar por isso. Por um bom tempo, fiquei convencida de que era uma pegadinha cruel, mas eu não podia imaginar quem chegaria a tal ponto: pregar uma peça em uma dona de casa tão insignificante como eu.''
Sucesso absoluto:
O restante da história todo mundo já sabe: Crepúsculo foi um fenômeno de vendas( o livro mais vendido da década)! Depois ganhou outros três volumes( Lua Nova, Eclipse e Amanhecer). Os quatro capítulos somam cerca de 90 milhões de exemplares vendidos em todo o planeta. Só no Brasil, os três primeiros livros tinham mais de 1,5 milhão de cópias comercializadas até o final de 2009. E, pra coroar essa trajetória vitoriosa, os romances ganharam adaptações para o cinema, com bilheterias de dar inveja a qualquer superprodução de Hollywood. Isso sim é a perfeita definição da palavra sucesso.
Crepúsculo: Lançamento no Brasil: Março de 2008, 384 páginas.
Lua Nova: Lançamento no Brasil: Setembro de 2008, 432 páginas.
Eclipse: Lançamento no Brasil: Janeiro de 2009, 464 páginas.
Amanhecer: Lançamento no Brasil: Junho de 2009, 576 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário