terça-feira, 1 de junho de 2010

As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia é uma série de sete livros, escrita pelo autor irlandês Clive Staples Lewis( C.S.Lewis). É a obra mais conhecida do autor e a série é considerada um clássico da literatura infantil, tendo vendido mais de 120 milhões de cópias em 41 idiomas. Escrito por Lewis entre 1949 e 1954, e ilustrado por Pauline Baynes. Além dos tradicionais temas cristãos, a série usa seres da mitologia grega e nórdica, bem como os tradicionais contos de fadas.
As Crônicas de Nárnia apresentam as aventuras de crianças que desempenham um papel central e descobrem o Reino de Nárnia, um lugar onde a magia faz parte do dia-a-dia, os animais falam e ocorrem batalhas entre o bem e o mal. Em todos os livro( com excessão de O Cavalo e seu Menino) os personagens principais são crianças de nosso mundo que são magicamente transportadas para Nárnia a fim de serem ajudadas e instruídas pelo leão falante conhecido como Aslam( rei de Nárnia).

Ainda durante sua infância, Lewis criava ilustrações para as histórias que escrevia. Quando o livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa estava prestes a ser publicado, ele havia pensado na possibilidade de ilustrá-lo, mas acabou solicitando uma desenhista profissional, Pauline Baynes, que na época tinha um pouco mais de vinte anos de idade, mas que já tinha ilustrado o último livro do autor J.R.R. Tolkien. Lewis, então, decidiu que ela seria a pessoa ideal para ilustrar as pessoas e o fantásticos seres em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; porém ela acabou ilustrando os sete livros da série.
No Brasil, a série As Crônicas de Nárnia foi editada inicialmente pela ABU editora, e era praticamente desconhecida até o lançamento do filme The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, que fez com que os livros fossem mais vendidos no país.

3 comentários: